quinta-feira, 21 de abril de 2016

O Cavaleiro do Telhado e a Dama das Sombras


O Cavaleiro do Telhado e a Dama das Sombras

Título original: Le Hussard sur le toit

Direção de Jean-Paul Rappeneau

No elenco: Juliette Binoche e Olivier Martinez

Recentemente fui assistir este filme que gosto muito, mas eu havia até esquecido dele, mexendo nos meus dvds eu o reencontrei. Porém o mais surpreendente é como eu não leio os créditos nos filmes, contra capa do dvd, absurdo, digo isto porque só agora eu descubro que este filme é baseado em um livro de Jean Giono de mesmo título. É claro que fui imediatamente a internet para procurar o livro em português está esgotado, mas encontrei em francês.

Sinopse do dvd: Na caótica Provence, na região rural ao sul da França, infestada por uma epidemia de cólera, em 1832, o jovem oficial italiano Angelo (Olivier Martinez) enfrenta as mais perigosas aventuras, perseguido pela polícia secreta austríaca, quando conhece Pauline de Théus (Juliette Binoche), uma condessa a quem ele se junta à procura do marido dela, desaparecido há algum tempo. Inevitavelmente, Angelo acaba se apaixonando pela condessa. A direção é de Jean –Paul Rappeneau, o mesmo de Cyrano de Bergerac (1990). A superprodução O Cavaleiro do Telhado e a Dama das Sombras teve dez indicações ao prêmio Cesar, o mais importante do cinema francês. Além de concorrer aos troféus de Melhor Filme, Direto, Atriz Principal (Juliette Binoche), Atriz Promissora (Isabelle Carré), Montagem, Música, Desenho de Produção e Figurinos, o filme conquistou o prêmio nas categorias Melhor Fotografia e Melhor Sonoplastia. Um grande filme, tocante, emocionante, épico, na melhor tradição do cinema de época europeu.

Eu destaco neste filme as cenas onde pode se ver o desespero, a falta de racionalidade e de solidariedade humana. Angelo quando chega a cidade assola pela cólera vai beber água na fonte da cidade, quando alguém o vê percebe que ele é estrangeiro e já o acusam de envenenar a água e ele precisa fugir. Mais adiante do filme depois deles saírem da zona de foco (digamos assim) a condessa encontra alguns conhecidos que logo que sabem de onde ela veio se afastam dela, há outros acontecimentos assim. E também um médico que procura curar os doentes, uma tarefa solitária e não eficiente, e ele acaba por morrer, mas antes ensina a Angelo como fazer o que será útil mais adiante. Filme realmente emocionante, recomendo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário