terça-feira, 31 de maio de 2016

Cora Coralina


Poemas dos Becos de Goiás e Estórias mais

De Cora Coralina



Concluindo a proposta que fiz para mim mesma. A minha idéia começou ao analisar minhas leituras e observar que não tenho lido nada de poesia. Assim sendo, decidi que eu iria ler pelo menos um livro de poesias por ano, e para este ano escolhi este livro da Cora Coralina, que nunca tinha lido um livro, somente um poema ou outro para a escola.

Cora Coralina nasceu em Vila Boa de Goiás no ano de 1889. Posteriormente foi viver no Estado de São Paulo e voltou a viver em Goiás. Mas o mais impressionante é que ela nunca deixou de escrever, porém somente em 1965 conseguiu publicar seu primeiro livro.

Nestes poemas nos conta muito da Goiás que a Cora Coralina conhecia, sua paisagem, seus costumes e suas histórias. E para mim o poema O prato azul-pombinho e nota explicativa foram chocantes, quase não consegui seguir com o livro. A segunda parte, não sei se posso dizer dessa forma, ela sai um pouco de Goiás e os poemas ficam mais gerais, universais. Mas deixo agora a própria Cora dizer sobre sua obra no primeiro poema que do livro:



Ressalva

Este livro foi escrito

Por uma mulher

Que no tarde da Vida

Recria e poetiza sua própria

Vida.



Este livro

Foi escrito por uma mulher

Que fez a escalada da

Montanha da Vida

Removendo pedras

E plantando flores



Este livro:

Versos... Não

Poesia... Não

Um modo diferente de contar velhas estórias.



Cora Coralina




Nenhum comentário:

Postar um comentário