terça-feira, 31 de maio de 2016

Cora Coralina


Poemas dos Becos de Goiás e Estórias mais

De Cora Coralina



Concluindo a proposta que fiz para mim mesma. A minha idéia começou ao analisar minhas leituras e observar que não tenho lido nada de poesia. Assim sendo, decidi que eu iria ler pelo menos um livro de poesias por ano, e para este ano escolhi este livro da Cora Coralina, que nunca tinha lido um livro, somente um poema ou outro para a escola.

Cora Coralina nasceu em Vila Boa de Goiás no ano de 1889. Posteriormente foi viver no Estado de São Paulo e voltou a viver em Goiás. Mas o mais impressionante é que ela nunca deixou de escrever, porém somente em 1965 conseguiu publicar seu primeiro livro.

Nestes poemas nos conta muito da Goiás que a Cora Coralina conhecia, sua paisagem, seus costumes e suas histórias. E para mim o poema O prato azul-pombinho e nota explicativa foram chocantes, quase não consegui seguir com o livro. A segunda parte, não sei se posso dizer dessa forma, ela sai um pouco de Goiás e os poemas ficam mais gerais, universais. Mas deixo agora a própria Cora dizer sobre sua obra no primeiro poema que do livro:



Ressalva

Este livro foi escrito

Por uma mulher

Que no tarde da Vida

Recria e poetiza sua própria

Vida.



Este livro

Foi escrito por uma mulher

Que fez a escalada da

Montanha da Vida

Removendo pedras

E plantando flores



Este livro:

Versos... Não

Poesia... Não

Um modo diferente de contar velhas estórias.



Cora Coralina




domingo, 22 de maio de 2016

Para quem gosta de chá

Cultivo de plantas para chá

        
                     Este é para quem gosta de chá, como é o meu caso. Eu gosto de chás e uso os secos, mas gosto também os feios com ervas frescas. Assim cultivo algumas plantas para chá. Acima é uma foto dos pezinhos de hortelã-pimenta.
                     Abaixo é uma foto do capim-limão, este os gatos também gostam, então eu encontro várias folhas comidas nas pontas.


                         Por fim uma foto da menta, que não é a minha preferida, eu gosto de uma outra variação que não sei o nome e não tenho encontrado para vender.





sábado, 21 de maio de 2016

Sessão de Fotos

Os Gatos, o Duque e o Bob, fizeram uma sessão de fotos. Confira algumas fotos abaixo.



quarta-feira, 18 de maio de 2016

Abobrinha com Arroz

Abobrinha com Arroz


Ingredientes
·       2 abobrinhas médias (cerca de ½ kg)
·       3 ovos
·       1 caixa de creme de leite (200 ml)
·       100 g de queijo parmesão ralado (reserve uma colher de sopa)
·       Noz moscada ralada
·       Sal a gosto
·       1 xícara de chá de arroz cozido
Modo de Preparo
Corte as abobrinhas em rodelas regulares e coloque num refratário com tampa. Cozinhe por 6 a 8 minutos em potência alta. Escorra e reserve.
Em separado bata os ovos com o creme de leite e o queijo. Acrescente o queijo e tempere com a noz moscada. Prove o sal.
Arrume as rodelas de abobrinha num refratário redondo raso, espalhe por cima o arroz cozido e regue com a mistura de creme e ovos.
Polvilhe com o queijo reservado e leve ao forno para cozinhar em micro-ondas por 5 minutos em potência alta. Coloque o refratário sobre o suporte metálico e leve no modo dourar por 10 a 15 minutos.
Sirva a seguir, bem quente.


terça-feira, 17 de maio de 2016

Desirèe, o amor de Napoleão


Desirèe, o amor de Napoleão

Elenco: Marlon Brando, Jean Simmons, Merle Oberon
Direção: Henry Koster

 


Filmes com fatos históricos são um grande atrativo para mim. Bem, vi este filme pela primeira vez há vários anos. Este filme retrata a vida de Desirèe Clary, de forma bem romanceada, na minha opinião, apesar de eu não ter lido uma biografia sobre ela. Desirèe era filha de comerciantes de tecido que conhece Napoleão quando ele ainda era um simples oficial de artilharia e pobre, portanto não era um bom pretendente e por isso a família dela vetou o romance entre os dois. Mas, além da proibição da família de Desirèe o filme deixa claro que Napoleão apesar de apaixonado por ela, prezava muito mais suas ambições políticas, as quais Desirèe não se encaixaria. É difícil falar mais sobre a história deste filme sem estragar a experiência de quem assistir possa vir a ter, mesmo que com relação a história de Napoleão ser bem conhecida, mas com relação a Desirée não.

Recomendo este filme para quem gosta de filmes históricos e de romance.

sábado, 14 de maio de 2016

Lista de Cações do Cinema

Lista 2

Cinco Canções do Cinema

Recentemente eu comentei por aqui sobre o filme "Como arrasar um coração" e depois me dei conta de que este filme tem duas canções que gosto bastante. Outro filme também aqui mencionado foi Cinderela em Paris, que é um musical e está cheio belas canções, destaco duas. E eu novamente coloco Fred Astaire, desta vez com Audrey Hepburn, e como não lembrar dela cantando no filme Bonequinha de Luxo.

1. The Story of the Impossible do filme L'Arnacoeur


2. For all the right reasons do filme L'Arnacoeur


3. Filme Cinderela em Paris

4. Bonjour Paris do filme Cinderela em Paris

4.Moon River do filme  Bonequinha de Luxo



sexta-feira, 13 de maio de 2016

Sexta-feira 13

Uma Boa Noite de Sexta-feira 13


Temperos para cultivar em casa

Temperos para cultivar em Casa
     
            
               Uma coisa que gosto de utilizar quando cozinho são temperos frescos. A maioria deles são cultivados a pleno sol, mas alguns são possíveis de serem cultivados em vasos em uma janela bem iluminada. Acima tem a foto do meu tomilho, que eu considero o mais chatinho de cultivar, ele está em uma jardineira e não gosta de mais ninguém com ele, por isso tenho que estar sempre tirando qualquer coisa que nasça junto.




              Ao lato temos a cebolinha, super fácil de cultivar está em uma jardineira a pleno sol, mas aceita ficar dentro de casa em um lugar onde possa receber bastante luz, porém é claro que não fica tão bonita quanto ao sol, mas dá para usar.




























                  Abaixo estão as salsas também de fácil cultivo, também gosta de pleno sol, vai bem em jardineira como é o caso das minhas.


             
             Um tempero que amo é o manjericão. A melhor forma que achei de cultiva-lo foi no chão a pleno sol. Mas há quem consiga cultiva-lo em vaso dentro de casa ou jardineiras a janela, mas não dura tanto quanto no chão.






























           E por fim o alecrim, que eu cultivava em vaso dentro de casa e ia muito bem, até que eu o plantei em uma jardineira, então ele ficou enorme, bem ele fica bem em vaso dentro de casa, mas fora em jardineira é muito melhor.



terça-feira, 10 de maio de 2016

Bolo de Fubá Recheado por Si

Um bolo bem simples, mas surpreendente

Bolo de Fubá Recheado  por si



Ingredientes
·       2 xícaras de chá de fubá mimoso
·       ½ xícara de chá de farinha de trigo
·       2 colheres de chá de manteiga
·       2 e ½ xícaras de chá de açúcar
·       4 xícaras de leite
·       1 colher de sopa de fermento em pó
·       1 xícara de queijo ralado (minas)
3 ovos

Modo de Preparo
Bater todos os ingredientes no liquidificador. Colocar em uma forma untada e assar em forno a 180° por cerca de 50 minutos ou até que esteja assado.















Coisas para gatos

Coisas para Gatos


                      Nossa vi essa cama de gato na internet, e eu preciso disso urgentemente, já que é exatamente o que acontece comigo na foto menor o Duque ou o Bob deitam em cima da mesa onde eu vou ler ou escrever, em cima do teclado... um dia desses eu deixei o meu computador aberto e quando eu voltei não tinha ninguém no teclado, porém na tela estava escrito: KKKKKKKKKKKK, será que foi algum recado?


                         Olhe que caminhas mais lindas, até os donos dos gatos (ou melhor dizendo os humanos dos gatos) vão querer esta cama como peça decorativa. Simplesmente lindas.



sábado, 7 de maio de 2016

Como arrasar um coração


Como arrasar um coração

Título original: L’arnacoeur
           Elenco: Vanessa Paradi e Romain Duris
           Direção: Pascal Chaumeil

Sabe aquela comédia romântica que não importa quantas vezes você já assistiu, mas se está passando na TV ou está procurando um filme e você passa por determinados filmes e pensa vou assistir só um pouquinho, então você continua, continua, continua e quando vê já está chegando ao final. É, esta comédia romântica é um destes casos, simplesmente apaixonante.

Em como arrasar um coração temos Alex um profissional em destruir relacionamentos, juntamente com uma equipe formada por sua irmã e seu cunhado. Ele é contratado por familiares e amigos das mulheres que estão em um relacionamento ruim, destrutivo. Para tanto ele seduz estas mulheres para abrir seus olhos para o que há de errado em seu relacionamento, para isso ele utiliza técnicas de espionagem, todo o seu charme e obtendo o máximo de informações sobre elas.

Um dia ele está com graves problemas financeiros e aparece um homem muito rico para contrata-lo. Ele deve destruir o relacionamento da filha deste homem que está prestes a se casar, e há mais um problema, um problema ético, como ele só destrói relacionamentos onde as mulheres são infelizes, neste caso ele não encontra problema algum no relacionamento Juliette. E é claro, para completar ele começa a se apaixonar por ela.

Divertidíssimo filme, imperdível para quem gosta de comédias românticas.


terça-feira, 3 de maio de 2016

Frango ao molho vermelho


Uma receita rápida e gostosa.

Frango ao Molho vermelho

Ingredientes
Peito de frango
Molho de tomate

Modo de Preparo

Pique o frango como preferir ou para ficar mais rápida a receita compre o peito de frango sassami, assim já estão prontos, tempere ao seu gosto ou compre já temperado. Reserve.

Faça o molho de tomate ou use um molho pronto, o feito em casa é mais gostoso e mais saudável, por isso costumo fazer uma quantidade e congelo para usa-lo quando necessário.

Em seguida coloque em um refratário um pouco do molho, por cima coloque os pedaços de frango e jogue mais um pouco de molho por cima. Leve ao forno por 20 a 30 minutos e está pronto.

Dica: pode colocar queijo por cima antes de levar ao forno.

segunda-feira, 2 de maio de 2016

Almofadas de tapeçaria

Almofadas de Tapeçaria

             Um objeto de decoração que gosto particularmente em um clima frio são tapeçarias. Já postei quadros de tapeçaria, estes acho que tenha uma época do ano que fique melhor, é bonito e aconchegante o ano todo. Porém, no caso dos objetos de hoje, almofadas, por serem de lã dão aquele clima aconchegante, quentinho...


                     Estas almofadas são bordadas a mão, as minhas um lado é bordado (a face das fotos) e o outro lado tem um tecido de cor lisa. Há diversos tipos de pontos e desenhos, as minhas possuem desenhos mais tradicionais, se é que posso dizer assim, pode escolher desenhos mais modernos, mais coloridos, menos coloridos.


                A almofada de borboletas tem ponto diferente (são ponto menores) com franjas, esta eu devo deixa-la no meu quarto.