sábado, 30 de janeiro de 2016

Peças com Mosaico


Peças com Mosaico



Trata -se de peças capazes de mudar a cara do ambiente de forma marcante. As peças com mosaico podem ser mais coloridas, ou com duas cores, até mesmo com degrade; podem ter desenhos figurativos ou geométricos, enfim a uma infinidade de variações, além da variedade de objetos em pode ser aplicado. Eu tenho alguns exemplos aqui do Castelo do Duque.

A caixinha que deixo na mesinha de centro na sala de estar eu considero um charme. Tanto esta caixinha, como o porta retrato e o vaso ficam em um mesmo cômodo e foi por isso que optei por cores parecidas (praticamente as mesmas).

No lavabo tenho este espelho redondo, com flores que cria um ambiente bem delicado.  
E mais vários porta-retratos pela casa. Outros objetos que gosto são as mesas para área externa, além de aparadores, bandejas, etc.
 

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Sopa Creme de Batata


Sopa Creme de Batata

Hum! Dias de chuva, temperatura baixa... que tal uma sopinha?



Ingredientes

·       Três batatas
·       Uma cenoura

·       Temperos a gosto (coloquei cebola, salsa, pimenta e caldo de galinha)

·       Uma caixinha de creme de leite

Modo de Preparo
Em uma panela cozinhe em água as batatas, a cenoura juntamente com os temperos (coloquei a proporção de 4 copos de água, uma colher de sopa de caldo de galinha).
Após o cozimento bater tudo no liquidificador ou com um mixer.
Volte ao fogo, sem deixar ferver acrescente o creme de leite misture bem. Sirva com queijo ralado polvilhado.

terça-feira, 12 de janeiro de 2016

Pavêtone


Pavêtone

Neste final de ano comprei alguns panettones que eu não conhecia para experimentar, resultado: as experiências nem sempre foram boas, comprei panetone seco, até sem gosto. Então o que fazer com esse panetone sem graça? Foi aí que surgiu o pavêtone. Esta foi uma solução simples, pois não tinha muitos ingredientes em casa, vamos a receita.
 
 

Ingredientes

1 panetone
3 gemas
3 claras
Uma colher de sopa de amido de milho
½ litro de leite
Uma lata de leite condensado
Baunilha (fava ou extrato)
rum
 

Modo de preparo
Corte o panetone em fatias, reserve. Em uma panela coloque o leite condensado, as gemas batidas, o leite, o amido de milho e a baunilha. Misture bem e leve ao fogo, mexa até engrossar. Reserve.

Montagem
Misture um pouco de rum com água, utilize esta mistura para molhar as camadas de panetone, tomando o cuidado para não molha-lo demais (utilizei o rum porque era o que tinha, mas pode utilizar qualquer calda, licores, vinho, etc). Em um refratário intercale camadas de panetone e de creme, termine com a camada de creme.
Como sobram três claras da receita do creme, bati as em neve, acrescentei um pouco de açúcar e coloque por cima e levei ao forno.

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Reflexões sobre os Humanos II


Reflexões sobre os humanos II

Por Duque

A minha humana tem lá suas utilidades, eu confesso. Por exemplo, quando eu mio para sair ela vai e abre a porta, quando eu mio do lado de fora ela vai e abre a porta para eu entrar. De vez em quando portas do interior do castelo como do quarto, biblioteca, estão fechados eu mio ela abre a porta, é tudo muito simples, ela entendeu bem. As vezes escuto reclamações, mas ela está aqui para isso. Agora, o que ela não entendeu é que o melhor seria já deixar todas as portas abertas, assim eu não perderia meu precioso tempo esperando ela abrir a porta. Será que algum dia ela entenderá isso?

segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Livros para 2016



Livros para 2016

 

Nos últimos anos eu comecei a fazer uma lista mínima de livros para ler durante o ano, uma quantidade modesta, afinal eu costumo ler bem devagar.

Analisando as leituras que eu andava fazendo achei que eu deveria incluir algumas “categorias” que eu andava lendo muito pouco ou nada, como poesia. Assim criei uma lista aberta, o que é isto, eu determino o tipo, ou categoria, não sei como eu poderia chamar, mas não especificamente um livro e também deixo mais uma quantidade de livros totalmente aberta não determinando nada.

Desta forma minha lista de livros para 2016 são dez livros totalmente livres e dez com categorias determinadas, são elas: um livro de poesia, dois livros em espanhol, três livros em francês, uma biografia e três livros técnicos. O que totaliza vinte livros, o que não precisa parar por aí, posso ler tantos outros mais, essa é uma lista mínima, no ano de 2015 eu havia determinado dezoito livros e quase li o dobro disto.

De qualquer forma eu começo ano já com algumas idéias para preencher as categorias, apesar de que ao longo do ano eu poderei vir a mudar de idéia.

Logo, a princípio eu pretendo ler:

Poesia: Cora Coralina

Espanhol: el palácio de la meianoche o outro ainda não sei, provavelmente a continuação.

Francês: Les trois musquetiers, Rouge Brèsil e não sei.

Biografia: Eu sou Malala

Técnico: O resto é ruído e não sei.

 
Veremos se no final do ano eu terei lido estes e quais mais eu li, pois tem outros vários que eu gostaria de ler agora e outros que estão aguardando há tempos na minha estante. Veremos.