A
Meia Luz
Filme de 1944 dirigido por George
Cuckor, baseado na peça teatral de Patrick Hamilton de 1938, com o título
original de Gaslight, no elenco Charles Boyer, Ingrid Bergman e Joseph Cotten.
A Meia Luz é um filme noir com
suspense psicológico onde todo o cenário, o jogo de luz, sombras e a trilha
sonora dialogam com o filme, ora intensificando a tensão, ora suavizando para
que o espectador tenha um respiro.
A história logo de início nos
apresenta o assassinato de uma cantora de ópera, crime este que a polícia não
tem nenhuma pista o assassino, assim o caso parece sem solução. Esta cantora
tinha uma sobrinha órfã adolescente, Paula, que após a morte a tia é vai viver
na Itália com um amigo da família. Anos mais tarde Paula se apaixona por seu
professor de piano, eles se casam e seu marido a convence a voltar a Londres. E
o clima já começa ficar tenso já na chegada do casal a casa da tia que esteve
fechada desde o crime. Neste ponto o espectador começa a ficar intrigado, pois
devido a certos acontecimentos a inocente Paula começa a duvidar de sua
sanidade, o seu marido começa a apontar nela tendências cleptomaniacas, perder
objetos, esquecer detalhes de alguns acontecimentos, lugares, ouvir barulhos
pela casa que ninguém mais ouve. Além de tudo isso, sua tinha um tesouro em
jóias muito famosas que ninguém sabe onde foram parar.
O clima deste filme é claustrofóbico,
tenso. Incrível a transformação de Paula ao longo do filme, da mocinha
inocente, feliz e apaixonada à uma mulher perturbada, beirando a insanidade
real, muito bem realizada por Ingred Bergman que não foi a toa que recebeu o
Oscar por esse papel. Ressalto também o personagem do marido que no decorrer o
filme vai deixando pistas quanto a sua obsessão.
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